Dio Come ti Amo

Conheci uma senhora que era apaixonada por esse filme, tendo visto mais de uma dezena de vezes – no cinema!!! Eu mesmo o assisti na adolescência. Ele narra a historia de Gigliola, uma jovem e humilde nadadora que concorre em uma competição na Espanha e acaba se apaixonando pelo noivo de sua melhor amiga. Entretanto, quando o casal vêm visitá-la na Itália, ela finge ser rica, tendo a cumplicidade dos pais para manter a farsa. O filme nada mais é que um dramalhão romântico sobre as idas e vindas de uma relação, cujo roteiro parece ter sido feito apenas para essa cena final. Nela, a mocinha canta o tema (e nome) do filme no sistema de som do aeroporto para convencer o bonitinho a perdoá-la pelo mau julgamento que fez dele.

A música se chama “Dio Come Ti Amo” e foi composta em 1966 (mesmo ano de lançamento do filme) e fez um sucesso imenso durante o período em que estivemos próximos da música italiana, em especial quando Roberto Carlos ganhou o festival de San Remo em 1968 com a música “Canzone per Te”. Eu também achei interessante o avião usado nas tomadas finais do filme, que é um Fokker 27 com dupla hélice, que fez sucesso nos anos 60. Quem é coroa como eu há de lembrar…

Aliás, minha música italiana favorita na infância foi “Noi, innamorati d’improvviso”, de Fred Bongusto. Claro, não sabia nenhuma palavra da letra, além do titulo, mas achava linda. Acho que um italiano coroa poderia me educar dizendo que esta música é uma espécie de “Garçom, nesta mesa de bar” ….que parla.

PS: Esta é Gigliola Cinquetti, ano passado (2022) no Festival Eurovisão, aos 75 anos. Na época do “Dio Come ti Amo” tinha 19 aninhos. Ainda hoje é uma gatona!!!!

1 comentário

Arquivado em Pensamentos

Uma resposta para “Dio Come ti Amo

  1. Pingback: Dio Come ti Amo | THE DARK SIDE OF THE MOON...

Deixe um comentário