Youtubers

Ver Youtubers fazendo publicidade com a tragédia alheia me faz lembrar que isso é o mesmo que Huck faz todo fim de semana e Silvio Santos faz desde os anos 70. Nenhuma novidade, e nada a comemorar.

“Ainn, mas pelo menos estão fazendo algo”. Sim, seria pior a inação, mas, por princípio, essa menina não deveria ganhar UM TOSTÃO sequer dessas pessoas ricas, mas receber tudo o que a iniquidade e a injustiça social sonegaram a ela. É com estas atitudes publicitárias que um liberal medíocre como Huck hipnotiza milhares de pessoas e se tornou candidato à presidência. Faturando em cima da desgraça de um sujeito popularizamos a “doutrina da graça”, onde um miserável qualquer – como um de nós – cai nas graças de um milionário poderoso e consegue sua casa, um caminhão do Faustão, um enxoval ou até a reforma de sua “lata velha”.

A tática de distribuir migalhas é antiga, e vai desde o dono de mercadinho na Vila que se veste de papai Noel distribuindo balas para as crianças até as doações vultuosas de Gates, Bezos, Soros, Koch e tantos outros milionários. São todos movidos pela “culpa cristã da riqueza” e por bem articuladas campanhas de publicidade, alçando seus nomes na sociedade como “beneméritos”, enquanto (no caso de Gates e Bezos) continuam com suas práticas predatórias e até criminosas contra a vida humana.

Existem formas éticas de ajudar em situações de urgência. O anonimato, por exemplo. Bastaria descobrir a conta da mãe da menina (se ela tiver), ou entregar um envelope em mãos. Poderia pagar a escola diretamente, sem aparecer e sem ganhar dividendos com seu “altruísmo”.

Por princípio não confio em milionários que tiram selfie com pobres ou que divulgam suas caridades em outdoor. Aliás, não posso aceitar que uma sociedade madura aceite bilionários, pois que eles são um brutal entrave à democracia.

Deixe um comentário

Arquivado em Pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s