Mirtes

Eu tinha alguns poucos meses de formado e fazia plantões em um Pronto Socorro da cidade, o que ajudava a complementar o parco salário da residência. Durante uma madrugada de trabalho recebo um sujeito com sangramento gástrico preocupante, mas a emergência onde eu estava não tinha um clínico com experiência nesses quadros. Foi então que eu lembrei de Mirtes*.

Mirtes era uma querida colega clínica geral e gastroenterologista que estudou comigo e com quem eu tinha uma sólida relação de amizade. Lembrei que ela estaria de plantão em um Pronto Socorro apenas algumas quadras distante de onde eu estava. Resolvi então ligar para lá e tentar transferir o caso para ela.

Quando a secretária de lá chamou Mirtes ela atendeu o telefone nitidamente assustada.

– Quem é? O que houve? O que você quer?

Sua voz era de quem estava em pânico.

– Calma, sou eu, Ric. Desculpe se lhe acordei. Estou aqui no Pronto Socorro e queria lhe enviar um paciente com quadro de hemorragia digestiva alta. Pode ser?

Ela suspirou profundamente e disse:

– Ah, é você Ric, que susto. Estava cochilando e quanto me acordaram achei que algo tinha acontecido com a minha mãe e estavam me avisando. Desculpe. Claro, mande o paciente para cá.

Expliquei detalhadamente o caso e pedi para os acompanhantes levarem o sujeito para o outro Pronto Socorro, apenas poucas quadras de distância de onde estávamos. Falei uma ou duas frases protocolares a mais com Mirtes e desejei a ela uma boa noite.

No dia seguinte saí do plantão e recebi o aviso de que a mãe de Mirtes havia falecido de forma abrupta e fulminante durante a madrugada, apenas uma hora depois de termos conversado.

*o nome foi trocado

Deixe um comentário

Arquivado em Histórias Pessoais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s