Atrás da Cortina

2002-2007 Dionisio Codama Sao Paulo, Brasil http://aimore.net http://aimore.org

Por trás do neofascismo contemporâneo brasileiro, que propiciou a saída do armário do racismo e da homofobia, está o movimento de ascensão dos excluídos promovido pelos últimos governos. Nenhuma marcha de brancos de classe média – que exalta a ditadura militar, Cunha e Aécio – vai me convencer que seu foco é a derrubada da corrupção. Fosse assim não traria tantas figuras comprometidas com falcatruas em suas manifestações. Com um pouco de autocrítica e honestidade perceberemos que a verdadeira essência do ódio que rebentou comportas e saiu às ruas é a sensação de invasão de um local privilegiado, o “nosso lugar”, conquistado no berço ou na labuta, que não pode ser dividido com novatos proletários, farofeiros sem estirpe, que ousam usufruir de um camarote digno apenas dos “diferenciados”.

Para isso não há perdão. Mas como é quase impossível admitir que a motivação primeira – e inconsciente – é a segregação, continuaremos mentindo que o que buscamos é a moralidade.

A luta contra a corrupção em TODOS os níveis só será frutuosa quando deixar de ser seletiva e parar de ser esconderijo de motivações obscuras.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s