Profissionalização

“Oregon is voting In doula registry and insurance reimbursement. Because people never learn. Wanting the government to give you money removes your choices and freedoms.”

(Shannon Mitchell)

Há alguns anos iniciei uma (boa) treta a respeito das vantagens e desvantagens da profissionalização da doula, questionando o pleno conjunto de significados que “profissão” possui. Tive o cuidado de deixar claro que doula ainda não é uma profissão mas sim uma “ocupação”, que obviamente pode ser (bem) remunerada. Disse ainda que profissionalizar-se implicava uma série de obrigações e que o Brasil estava, no mínimo, 30 anos distante dessa realidade. Tornar-se profissão regulamentada era, ao meu ver, uma “faca de dois legumes”, pois cobrava da doula uma série de obrigações que ela não teria caso se mantivesse na informalidade e não lhe oferecia muito mais do que ela já tinha.

Muitos blocks depois surgem notícias da Matriz dando conta que as doulas do Oregon podem passar a pagar SEGURO (como os seguros médicos) para trabalhar. Afinal, se a doula fizer a massagem errada, abraçar muito apertado, cantar fora de tom, segurar errado a mão ou estiver descabelada isso pode gerar malefícios para a mãe e o bebê, tá serto? Com certeza esse seguro insensato e absurdo será uma fração apenas do que pagam médicos e parteiras, mas será um peso econômico a mais (em especial para doulas iniciantes) e um reflexo inequívoco do processo de profissionalização.

Continuo perguntando (porque Chico Anysio ensinou que perguntar não ofende) se vale a pena lutar por essa bandeira, mesmo sabendo que o destino das doula cabe apenas a elas decidir. O caminho deste processo já está pavimentado: burocracia, custos, penalizações, etc. Vale mesmo a pena?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ativismo, Parto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s