Pudor

 

Uma vez eu disse uma frase no meu Facebook que ajudou a piorar minha fama. Na verdade era a pura expressão de uma percepção que eu tinha de mim mesmo, e não dos outros. Mesmo assim, levei paulada. A frase era até bem simples: “De todas as virtudes de uma mulher a que mais me atrai é o pudor”.

Evidentemente eu falava de uma perspectiva subjetiva e bem pessoal, mas algumas preferiram tomar isso como uma afirmação prescritiva e, como de hábito, choveram afirmações redundantes como “a mulher se veste como quiser”, ou as previsíveis “mulher se veste para si e não para os outros”. É óbvio que se veste como quiser; hoje em dia quem ousaria questionar esse direito? Também é certo  que se veste para si mesma, mas sempre em função do olhar do outro.

Apesar das contrariedades, mantive o que disse até porque não se tratava de uma “opinião”, mas de um sentimento, absolutamente pessoal, que fala de mim e não das mulheres. Também não acredito que haja uma maneira “correta” ou justa de se vestir, e esta liberdade vai desde o nu total à roupa de uma marquesa francesa do século XVII. Não faço mais julgamentos sobre a forma como os outros se cobrem.

Entretanto, o pudor é o mistério que sussurra. Ele provoca e instiga ao invés de oferecer sem luta. Produz uma mobilização interna que vai além do olho, e se acomoda nos porões obscuros de nossa imaginação. Por isso casei com a mais recatada das mulheres, a mais reservada e cuja alma, ainda hoje, guarda segredos a serem perseguidos. E acreditem, o pudor foi o gatilho.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s