Choque de Realidades

Lembro com precisão o choque que eu tive ao ver a capa desse livro ainda na adolescência e que confrontava a história oficial que era contada na escola sem qualquer contraponto. “Fomos atacados, revidamos e vencemos a guerra. Ora, qual o dilema moral?” Mal sabia eu da história não-contada, o significado da potência imperialista da época – a Inglaterra – e o papel do líder nacionalista e anti-imperialista Solano López, governante que buscava a autonomia da América Latina. Curiosamente a história do “revide” se repetiria, quase com o mesmo roteiro, distante dali, na Terra Santa.

A mesma sensação tive quando fui ao Rio de Janeiro no festival Internacional de Cinema em 2007 (para participar de uma mesa sobre o documentário que participei chamado “Orgasmic Birth“) e tive uma breve conversa com um cineasta Libanês do Hezbolah que apresentava um documentário sobre a invasão sionista no Líbano e a luta do povo libanês para expulsar os invasores e reconquistar sua terra. Eu estava pela primeira vez vendo essa guerra pelo lado da resistência anticolonial, e a paixão da resistência árabe me impactou.

Uma outra – e definitiva – oportunidade foi quando assisti ao documentário “5 câmeras quebradas” sobre a resistência Palestina na Cisjordânia, sua luta contra o apartheid sionista e a limpeza étnica que lá ocorre. Depois disso mergulhei na questão Palestina e me tornei um defensor incansável da causa. O impacto de ver a história contada de fora da imprensa oficial me fez enxergar muito do que fora escondido por décadas. Miko Peled descreve algo semelhante quando, na entrada da vida adulta, conheceu jovens palestinos nos Estados Unidos, o que fez mudar a sua trajetória para se encontrar no Movimento por uma Palestina Livre.

É bom estar sempre preparado para encontrar-se face a face com a verdade escondida em uma esquina qualquer do mundo.

Deixe um comentário

Arquivado em Palestina, Pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s