O Homem de Mil e Uma Faces

Após a morte de Jô Soares acontecida em 5 de agosto de 2022, muitas pessoas lembraram de outro gênio do humor brasileiro que nos deixou há uma década. O “homem de mil e uma faces”, o cearense Chico Anysio, coloriu minha infância com a multiplicidade de personagens hilários. Dono de um humor refinado, sutil e essencialmente brasileiro, suas caracterizações eram plenas de sofisticação e genialidade.

Não acredito estar exagerando ao dizer que nenhum artista brasileiro teve tanto ecletismo, tanta veemência e tanta diversidade. Músico, poeta, ator, comediante, humorista, roteirista, escritor e criador obstinado. Era dono de uma voz possante e de um olhar penetrante. Saltava em uma fração de segundos da doçura de uma mulher para a mais grosseira caracterização de um machão. Transitava da seriedade à mais escrachada palhaçada sempre com refino técnico e apurada capacidade de apreensão dos costumes. Mais do que fazer rir, nos fazia pensar com seu humor.

Seus inúmeros e eternos personagens farão parte do acervo artístico desse país. Perdemos o homem, muito precocemente para os padrões atuais, mas a sua obra se manterá viva na cabeça de milhões de crianças sexagenárias como eu, que cresceram dando gargalhadas intermináveis da fina ironia deste que foi o maior artista brasileiro do século XX.

Chico Anysio está no panteão dos maiores e mais inteligentes artistas brasileiros. Desde sua morte está encarregado de fazer os anjos sorrirem e aplacar com tuas piadas e histórias a ira dos Deuses. Sua imagem multifacetada ficará para sempre presente nessa cabeça de menino que me nego a abandonar.

1 comentário

Arquivado em Pensamentos

Uma resposta para “O Homem de Mil e Uma Faces

  1. Pingback: Adeus Eugênio Soares | Orelhas de Vidro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s