Explicações

cirurgia 02

 

Vou explicar de uma maneira mais simples, ok?

Pensem da seguinte forma: nós que lutamos pela humanização do nascimento não temos NADA contra comida, pois se não fosse pela comida nós morreríamos de fome e inanição. Entretanto, o ABUSO DE COMIDA, a propaganda de açúcares, chocolates, cheeseburgers, e outras tantas comidas com gordura, carboidratos e glicose para CRIANÇAS criou um país de DIABÉTICOS E OBESOS. O abuso, e não a comida em si, é que é o problema. Aliás, não é apenas um “problema”; é uma questão de saúde pública. Muitas pessoas morrem todos os dias por doenças criadas e mantidas por hábitos alimentares equivocados.

Agora use este mesmo raciocínio para entender o problema dramático do crescimento de cesarianas no nosso país (como de resto no mundo inteiro). A cesariana abusiva e excessiva que ocorre no Brasil faz com que a mortalidade materna continue vergonhosamente alta, e nos Estados Unidos ela está (pasmem!!) crescendo. É hora de as autoridades do Brasil começarem a pensar nesse exagero operatório com mais seriedade. É o momento de dar um BASTA no excesso de cesarianas. Se a sua cesariana foi bem indicada, não é preciso se sentir atingida pela campanha que fazem as organizações que defendem o parto. Mas, se ela está entre as milhares de cesarianas feitas TODOS OS DIAS sem indicações clínicas, junte-se a nós nesta luta. É preciso que as mulheres percebam que a utilização do recurso cirúrgico para o nascimento só se justifica quando os ÓBVIOS RISCOS de uma cesariana são menores do que a continuidade do parto normal. Mas isso ocorre em uma parcela muito pequena, por volta de 10 a 15% dos nascimentos, e não em 54%, como tristemente percebemos no Brasil.

Vamos fazer do Brasil um país que respeita a integridade física e psicológica das mulheres. Já chega de cesarianas desnecessárias.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ativismo, Parto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s