Madame Secretária

Aqui nos Estados Unidos eu faço companhia à minha anfitriã acompanhando séries como “Madam Secretary”, a qual descreve o cotidiano de uma secretária de Estado (seria a chanceler, como Hillary) e suas peripécias como mãe de família enquanto trata de guerras e negociatas políticas no mundo inteiro. Nada pode ser mais ingênuo e falso. Em todos os episódios os americanos estão preocupados em salvar o mundo da selvageria que existe nas partes não brancas do planeta. Os árabes, em especial, e os políticos da Ásia Central são tratados com profundo desrespeito e desdém. Todos são corruptos, tolos, perversos, desonestos e pueris.

No episódio de hoje o presidente do Quirguistão propôs um acordo com a Secretária de Estado sobre bloquear o tráfico de mulheres naquela região desde que uma famosa atriz americana comparecesse ao seu aniversário. Esses países, aos olhos do americano médio, não passam de republiquetas cheias de bárbaros comandados por ditadores vaidosos e prepotentes.

Na série é evidente o choque entre civilização (nós) e barbárie (eles).

Em contrapartida os americanos são bravos, nobres, determinados e honestos. São ridiculamente certinhos. Em.um episódio, a filha da secretária se inscreveu para Harvard e negou-se a usar o cargo da mãe como trampolim para a vaga. As lições de moral ao estilo “Waltons” acontecem toda hora e da maneira mais piegas e artificial.  Os outros dois filhos são incrivelmente estereotipados e o marido um herói bonitão, maduro e íntegro.

A imagem que os americanos fazem de si mesmos e dos outros países é forjada nessas séries produzidas como pura propaganda. Pior ainda é a gente no Brasil acreditar nessas mentiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s