Séries americanas

As séries americanas como NCIS (em qualquer versão) são grandes campeões de audiência. Mocinhos, bandidos, uso de tecnologia, mulheres de 50 kg dando golpes e derrubando homens de 90 kg, humor, sarcasmo e alguma pitada de sexo. Mas eles são na verdade fontes extremamente potentes de propaganda americana. As mensagens inseridas em cada capítulo seriam ridículas e infantis se não eu soubesse que são cientificamente elaboradas para passar uma mensagem, via de regra preconceituosa e ufanista.

A forma como são descritos os árabes – e os muçulmanos em geral – como jihadistas fanáticos e insensíveis é absurda, ofensiva e grotesca, mas serve de alimento para um povo acostumado a pensar em si mesmos como o centro do mundo. Isso explica como o massacre que foi a invasão do Iraque ainda seja tratado aqui como “uma luta para levar democracia a um país consumido por uma ditadura cruel“.

Chamar isso de entretenimento só faz sentido em um lugar que chama Mc Donalds de “comida” e Trump de “presidente”.

Agora estou assistindo “Designated Survivor” para acompanhar minha amiga, que tem um gosto inacreditável para lixo televisivo. Trata-se de uma série americana sobre a morte do presidente seguida da reposição por um não político, já que todo o gabinete morreu no atentado. O ator que faz o novo presidente é o Kiefer Sutherland, o mesmo que fazia o Jack Bauer. O nível de ufanismo e bom-mocismo é tão ingênuo e cafona que é impossível não ser planejado. É como assistir “Independence Day” em capítulos.

É compreensível que os americanos vivam nessa bolha em que genuinamente se sentem a reserva moral do mundo. É um bombardeio diário de propaganda incessante.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s