Paz

 

Curioso ouvir gente falando de PAZ.

Essa gente que está cansada das guerras (aqui não as temos de forma declarada) e da violência urbana. Gente que não aguenta mais ser roubada, ameaçada, sequestrada ou furtada. Gente que não suporta mais o noticiário cheio de sangue ao meio dia. Desgraças, mortes, agressões a granel.

Por outro lado, essas pessoas não querem verdadeiramente a paz, porque paz não é algo que se ganha é algo que se faz. Essas pessoas querem tão somente deixar de serem vítimas da guerra, porém pouco ou nada fazem de efetivo para que ela termine. Choram as mortes, mas apenas aquelas do seu exército; os outros …. bem, eles bem fizeram por merecer a morte que tiveram.

Muitos fazem discursos bonitos e inspiradores sobre a importância da Paz, bons o suficiente para serem assistidos num domingo à tarde escutando ao fundo as bombas de gás caindo sobre os moradores da favela . Tão úteis quanto um punhado de artistas medíocres da Rede Globo com camisetas brancas marchando por Copacabana pedindo “paz”, que nada mais é do que o projeto de manter os pobres miseráveis e excluídos, mas conformados e dóceis, a ponto de não roubarem mais o nosso celular e a nossa carteira. Uma “pax romana” adaptada aos nossos tempos, onde o crime da exclusão e da iniquidade é tratado como “valoração do mérito”, e a fome como uma “chaga moral”. Uma paz que criminaliza de todos os meios e formas aqueles que ousaram questionar a miséria e a indignidade humana, procurando destruir sua figura pública e sua moral.

É desta paz dos vencedores que nos falam?

Paz? Teu cu….

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s