Embargo

Uma pergunta que incomoda: quando alguém tenta dizer que o socialismo não funciona e que o embargo americano não é a razão das dificuldades da ilha, então qual o sentido de manter esse embargo? Não seria mais fácil deixar aquele socialismo se desmanchar por si só? Se ele é um modelo falido, porque não permitir que ele desapareça pelas suas próprias fraquezas?

Ora… apenas porque é mentira. O embargo é imposto porque, no fundo, os americanos e suas elites não suportam a ideia de um povo livre e soberano a 100 km da costa americana. Uma “Cuba Libre”, florescendo e distribuindo riquezas entre seus habitantes, causaria uma onda de indignação com o capitalismo. Seria muito mais fácil ver que o sistema capitalista, ao mesmo tempo que produz e multiplica bilionários, é incapaz de dar casa, comida, saúde, segurança e transporte para outros MILHÕES que trabalham para sustentar a opulência indecente e obscena desses poucos.

O embargo criminoso contra Cuba se assemelha à relação tóxica do namorado que persegue sua ex e tenta prejudicar sua vida, apenas porque não suporta o fato de que ela pode ser feliz sem ser explorada e maltratada. Os Estados Unidos punem Cuba pela sua ousadia de escolher a liberdade.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s