Nazismo

 

Sobre a bandeira nazi em 1934 em Santa Catarina …

Antes de serem proibidas a língua e as referências à Alemanha durante o nazismo, o governo de força da Alemanha – e mesmo a figura de Hitler – eram exaltados como modelos de sucesso, especialmente pela reconstrução da economia alemã do pós guerra. A bandeira-nazi-01constituição brasileira de 1937 foi baseada nas ideias alemãs e Hitler chegou a ser eleito o “Homem do Ano” pela Revista Time. Ele tinha seguidores no mundo inteiro, e ainda os tem. De onde você acha que vem a paixão de alguns brasileiros por personagens como Bolsonaro e (em menor grau) o juiz Sérgio Moro? De onde você acredita que vem o saudosismo pela ditadura e os regimes fechados?

Ora… existia antes – e continua a existir agora – um desejo por governantes fortes, uma espécie de busca pela figura paterna, forte, viril e que dê conta dos nossos medos e fragilidades. É por isso que glorificamos esses personagens que nos prometem “dureza“, “firmeza“, combate sem tréguas à “corrupção“, etc. Lembra como Collor nos ludibriou com sua “Caça aos Marajás“? Pois atentem que seu discurso era EXATAMENTE na mesma linha do que se fala ainda hoje. Percebe como de novo estamos “caçando corruptos” como se isso significasse a redenção nacional? Não Percebe que essa estratégia obedece a uma agenda que já foi usada com Getúlio, Jango, Juscelino e Dilma?

Isso apenas mostra que estamos repetindo a história por não termos aprendido o suficiente com suas lições. Quando vejo Moro tratado como “messias”, usando métodos medievais e ilegais como regra, e com o beneplácito de um STF molenga e acovardado, eu percebo que os fatos que culminaram em Hitler – na época amado por todo o povo alemão – se repetem na frente dos nossos olhos. A mesma busca por um Salvador nacional que nos livrará de todo o mal, e mesma leniência com o Estado Democrático de Direito, e mesma caça a políticos de um lado só, etc…

Esse Bandeira poderia estar ainda hoje tremulando. Tenho certeza que entre os “revoltados” e “anticomunistas” ela continua na moda.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Pensamentos, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s