A Destruição da Política

images-1

 

O discurso destrutivo contra a política e os políticos nós reconhecemos facilmente nas ditaduras militares da minha juventude e nas ditaduras midiáticas contemporâneas.  Berlusconi, Doria, Trump e tantos outros “anti-políticos” são o resultado direto da desmoralização da política pelas forças conservadoras, com o discurso raso de que “os políticos são todos uns ladrões” e com a concepção tosca de que os cidadãos comuns (eu e você) somos mais honestos do que eles. Uma busca rápida e superficial de nossa própria consciência prova exatamente o contrário.

Os políticos são o espelho dos valores sociais medianos, o campo simbólico por onde todos circulamos. Não nasceram em outro planeta e seguem os mesmos valores do que nós. Pior, ao atacar a política e seus atores, criamos a falsa noção de que o empresariado e seus sequazes são “honestos”, “dinâmicos” e “progressistas”, quando na verdade são tão corruptos e virtuosos quanto qualquer outro sujeito social, mas que governarão a partir de seu especial viés de lucro e de capital. 

A tentativa de destruir a política e aniquilar a representatividade social se alinha com os piores movimentos fascistas e autoritários que conhecemos, de hoje e de sempre.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s