Violência e preconceito

O fato de um representante da corporação médica se comportar de maneira tão deselegante e agressiva em um debate em que se encontrava uma doula é um claro sinalizador do seu desconforto. Por isso que ao dizer que “os médicos não se importam com essas insignificâncias” referindo-se às doulas, estava mentindo. Ele se importa, e MUITO, por isso seu destempero e descontrole. Por isso o ódio e o desprezo. Só há agressão quando o outro lhe afeta e tais atitudes comprovam que as doulas estão incomodando e remexendo nos velhos papéis.

Esse representante dos médicos sabe que a doula, por ser testemunha das múltiplas violências (morais, emocionais e inclusive físicas) a que as gestantes são submetidas, enfraquecem o poder soberano e absoluto exercido sobre seus corpos pelos obstetras. Estes médicos temem que seu poder seja ameaçado por qualquer forma de “intromissão”. É compreensível o pânico do doutor.

O mesmo tipo de deboche, escárnio e acusações descabidas eram usados contra as enfermeiras há 30 anos, exatamente pelas mesmas razões: a presença de um personagem alheio ao meio médico capaz de denunciar os engodos, as violências e inclusive as artimanhas para induzir cesarianas. O tempo provou a validade e a qualidade superior do trabalho das parteiras profissionais, e ele também fará com que as doulas sejam lentamente incorporadas pelo sistema. Médicos terão que se adaptar a estes novos atores porque sua presença é comprovadamente (Cochrane, OMS, etc) um fator de qualidade na atenção ao parto.

Como diria o filósofo Zagallo…. “terão que engolir”.

PS: não se espantem com a grosseria e a violência. Elas surgem do desespero e da falta de argumentos. Quando se está com a razão a serenidade aparece naturalmente; sem ela o desespero toma conta e as ofensas e gritos são via de regra a trágica consequência.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ativismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s