Arquivo da categoria: Política

Cotas

“As cotas nos Estados Unidos (affirmative action) revolucionaram a entrada de negros no ensino superior e criaram uma classe média negra volumosa que o Brasil ainda não tem. As cotas foram revolucionárias e positivas para a democracia racial que propuseram e o seu sucesso fez com que fossem aplicadas em outros países. No Brasil o ódio SEMPRE EXISTIU em especial por parte dos fascistas e racistas que infestam nossa política, mas os movimentos de valorização dos negros expuseram este ódio para a luz do dia.

Quando Portugal dominava Angola não havia conflito, só opressão. A calmaria era pelas armas e o silencio pela opressão colonialista brutal. Na aparência parecia haver paz, mas tão somente a “pax romana”, a paz dos dominados. Quando os negros reagiram à dominação e ao jugo colonialista eles se levantaram e exigiram seu país de volta. Só então vieram à tona a luta e o enfrentamento.

Não se pode ser tolo a ponto de não enxergar que o silêncio de antes não era mais que medo e opressão e os sons que hoje ouvimos são apenas os gritos por séculos de dor presos na garganta. Essa paz dos oprimidos não me serve; prefiro a luta pela liberdade e pela justiça, nem que para isso ainda seja necessário muito barulho.”

Deixe um comentário

Arquivado em Pensamentos, Política

Séries americanas

As séries americanas como NCIS (em qualquer versão) são grandes campeões de audiência nos Estados Unidos e no mundo inteiro. Mocinhos, bandidos, uso de tecnologia, mulheres de 50 kg dando golpes e derrubando homens de 90 kg, humor, sarcasmo e alguma pitada de sexo. Mas eles são na verdade fontes extremamente potentes de propaganda americana. As mensagens inseridas em cada capítulo seriam ridículas e infantis se não eu soubesse que são cientificamente elaboradas para passar uma mensagem, via de regra preconceituosa e ufanista.

A forma como são descritos os árabes – e os muçulmanos em geral – como jihadistas fanáticos e insensíveis é absurda, ofensiva e grotesca, mas serve de alimento para um povo acostumado a pensar em si mesmos como o centro do mundo. Isso explica como o massacre que foi a invasão do Iraque ainda seja tratado aqui como “uma luta para levar democracia a um país consumido por uma ditadura cruel”. Chamar isso de entretenimento só faz sentido em um lugar que chama Mc Donalds de “comida” e Trump de “presidente”.

Agora estou assistindo “Designated Survivor” para acompanhar minha amiga, que tem um gosto inacreditável para lixo televisivo. Trata-se de uma série americana sobre a morte do presidente seguida da reposição por um não político, já que todo o gabinete morreu no atentado. O ator que faz o novo presidente é o Kiefer Sutherland, o mesmo que fazia o Jack Bauer. O nível de ufanismo e bom-mocismo é tão ingênuo e cafona que é impossível não ser planejado. É como assistir “Independence Day” em capítulos.

É compreensível que os americanos vivam nessa bolha em que genuinamente se sentem a reserva moral do mundo. É um bombardeio diário de propaganda incessante.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Sem Lula é Fraude

A prisão do Lula numa perseguição escandalosa promovida pelos setores mais reacionários de uma sociedade escravocrata não passará em branco. Se Lula não concorrer NENHUM presidente terá legitimidade (como este usurpador de agora). A greves vão acontecer por todo lado, o “Fora XXX” vai aparecer em todos os muros, a pressão da comunidade internacional vai se fortalecer, o clima político no Brasil ficará ainda mais belicoso e tenso. O Brasil se tornará um péssimo lugar para viver. Talvez a solução apresentada pelas elites será o golpe militar ao estilo anos 60-70, mas aí teremos a suprema humilhação internacional.

Claro que os Estados Unidos imediatamente reconhecerão o novo governo militar (de novo), mas o mesmo não vai acontecer com os países civilizados e democráticos da Europa. Lula preso desta forma – sem provas, com lawfare, com desprezo pelas leis – fará o Brasil virar um caos. Uma das razões importantes para a situação conflituosa é que o juiz de Curitiba fez um cálculo errado. Achou – junto com a Globo e os golpistas – que o povo estaria junto com ele no “combate ao PT”, travestido de luta contra a corrupção. Acharam que todos íamos acreditar na narrativa criada para desmoralizar o PT, o único partido na história de República que ousou mudar a pirâmide de classes do Brasil. Também acreditaram que Moro seria colocado no patamar de “heroi nacional” e os promotores fanáticos gospel de Curitiba seriam vistos como “Os Intocáveis” tupiniquins, sendo o Dalanhol um Eliott Ness longilíneo e de bochechas rosadas. Hoje em dia a crítica à atuação dos promotores na Lava Jato varia de “concurseiros arrogantes” até “fascistas”, como cita constantemente o candidato Ciro Gomes.

As “dez medidas” propagandeadas por este grupo entrarão para a história como a peça mais agressiva e violenta contra as garantias individuais e a proteção do cidadão. Esta narrativa planejada não se concretizou. O juiz da República de Curitiba despenca na aprovação nacional, ao mesmo tempo em que Lula – apesar do massacre midiático – supera de longe todos os seus concorrentes à disputa presidencial – e continua crescendo. Por essas questões – a impossibilidade de fazer valer uma narrativa que inviabilize politicamente o ex-presidente Lula – a situação se deteriora para o governo a partir de 2018. Qualquer solução será dramática, mas se o judiciário continuar nessa espiral descendente de credibilidade (ainda estou escrevendo sob o impacto do suicídio do reitor da UFSC) ninguém sabe o que poderá ocorrer.

Por outro lado eu diagnostiquei uma atitude preponderante entre as pessoas de esquerda que é assim: “Enquanto Lula for covardemente perseguido votarei nele para que não se mantenha essa injustiça.” Não estão votando num projeto de Brasil, estão votando para proteger Lula como o grande símbolo da esquerda. Sabem que, se os poderosos podem fazer isso com Lula, podem facilmente destruir qualquer um que se coloque de peito aberto contra o avanço neoliberal. Porém, se Lula for inocentado e não correr mais risco de ser massacrado por um juiz corrupto, poderão votar de acordo com suas preferências, suas ideias e suas emoções. Esse é o meu sentimento: se o grande símbolo da resistência popular continuar sendo ameaçado por um judiciário que tem lado, então meu voto será de Lula

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Ensaio Futurista

Vejo os articulistas mais fanáticos à direita numa cruzada insana para condenar Lula. Boa parte dos paneleiros se intoxica com esses farsantes e não conseguem mais enxergar a diferença entre realidade e desejo. Todas as acusações contra Lula e todos os depoimentos falharam em mostrar a ÚNICA coisa indispensável: a materialidade da corrupção. O dinheiro, a conta, o benefício indevido, o carro, a mansão, o bilhete, o telefonema, o patrimônio sem lastro, os benefícios indiretos claros, a fortuna ou as barras de ouro embaixo do assoalho. Nada foi mostrado e Lula aumenta todos os dias a diferença dos seus adversários, infelizmente.

Seremos obrigados a cair em 5 alternativas possíveis, na minha modesta visão :

1 – Lula ganha fácil e teremos dificuldades, mesmo sendo Lula um gênio da política e um conciliador (provavelmente em demasia).

2 – Lula é preso e teremos golpe militar pois nenhum governo será legítimo quando 70% da população quer um presidente que está preso sem prova alguma.

3 – Um candidato de direita vence com menos votos que os brancos e nulos, como Bolso*, o que significa guerra civil, mortes, golpe militar. Enquanto Lula estiver prezo sem provas o Brasil e o mundo boicotarão o país.

4 – Ciro mais um candidato de esquerda (Haddad? Dino?) vencem e tentam apaziguar a nação, mas para isso terão que mexer com os milicos mentecaptos e lutar diretamente contra o judiciário e o próprio STF.

5 – Outra força de centro vence, alguma que não apareceu ainda no cenário nacional. Pouco provável.

O desejo de que Lula seja preso a qualquer custo significa morte e estagnação. O nojo dos pobres e negros que a direita cultiva é um sentimento primitivo, mas acima de tudo suicida. Fica aqui o meu aviso. A comunidade internacional sabe que o que existe é um golpe criado sobre mentiras. O objetivo é impedir governos populares. Continuar odiando pobres e negros é uma opção inconsequente, mas se ela persistir não sei para onde irá esta nação.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Rocket Man

Why do american people so easily condemn Kim, the president of North Korea? Why do you think he is a “horrible dictator”? Where do you get reliable information about his behavior or his attitudes? In America’s newspapers? The same “free press” that said Iraq had “Weapons of Mass Destruction” to justify a tragic invasion? Fox News?

How many countries do you think “the crazy Kim” invaded in the last 60 years? How many bombs USA droped last year over sovereign countries? The answer to these 2 questions is “zero and 26k”. Yes… 26.000 bombs in 7 countries…. in 2016!!!!

Why a country that never posed a threat to any of its neighbors in more than six decades is a threat to world peace? Why do you think North Korea is a dangerous country for having atomic weapons but Israel is not? Analise the invasions and massacres perpetuated by Israel in Syria, Lebanon, Egypt and the genocide, ethnic cleansing and settler colonialism of Palestine and compare to North Korea and tell me who is the “evil dangerous dictator”: Kim or Netanyahu?

Remember: if North Korea didn’t have the bomb what would stop Americans to destroy this small country like they did to Japan, Lybia, Iraq, Afganistan or Syria? The bomb exists in North Korea BECAUSE of America’s imperialism.

Trump is Darth Vader and Kim is Luke Skywalker. But all you know about the possible war is from a newspaper published in the Death Star. Try thinking outside the box.

What kind of information do we have about the real life of people in North Korea? And…. by the way, what kind of freedom people have in Saudi Arabia, the dear friend of US of A? Shall we bomb the Saudis as well? How about Brazil, that is under civil dictatorship right now. Are the American government ok with that? Shall they bomb us to restore our “democracy”?

Obviously I agree with many experts that North Korea must have great problems concerning democracy. But why that specific dictatorship is a threat, and Saudi Arabia is not considered an insult to freedom os speech? And how could Cuba and North Korea have a “life of roses” with comfort and happiness while they are under a blockade by USA for decades?

My question is: why it is so easy to condemn Korea with almost NO real and reliable information about the country and why do americans treat like an enemy a country that never attacked any neighbor in six decades?

Sorry if I seem furious, but my only concern is that people in United States are being manipulated AGAIN by the media to believe that a country is a real threat to the Empire. Let me tell you something about that: this country is not North Korea. The real danger to world peace lies is a place between Canada and Mexico.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Satisfações

O grande problema é que Moro (mas também o MP) não responde a ninguém, não presta contas ou satisfações. O poder de tais atores sociais é perene e inquestionável. E não adianta falar do STF porque ele deu mostras de acovardamento e pequenez, tanto hoje quanto em 1964, quando poderia ter agido e se calou. Qualquer órgão defensor da constituição em um país civilizado teria dado um basta sonoro ao juiz de Curitiba quando da divulgação das conversas privadas da presidente ou quando da condução coercitiva ilegal de Lula, que tinha como objetivo humilhar e colocar o ex presidente de joelhos. Deu xabú, como sabemos, mas poderia ter ocorrido uma tragédia em Congonhas.

Ele pode fazer o que quiser, até traição à pátria. Os fascistas normalmente raciocinam assim (e não apenas nesse caso): “Ah, não importa o modo como foi feito, o importante é que….”, e aí você acrescenta a sua ideologia, normalmente de caráter autoritário e fascista. O teste – para todos nós – é quando você defende o Estado Democrático de Direito MESMO QUANDO o ordenamento jurídico pode lhe prejudicar.

Não esqueçam que esses funcionários públicos, quando impunes, usurpam naturalmente do seu poder e as consequências são óbvias, como a criação de monstrengos como as “10 medidas“. Oferecer a qualquer um poderes acima da lei nos faz retornar ao absolutismo medieval, mas parece que esse modelo ainda seduz muitas mentes primitivas.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Real Threat

Eu concordo com Chomsky…. a Coreia do Norte não é uma ameaça ao mundo; os Estados Unidos o são. Minha opinião sobre as bombas produzidas e lançadas pela Coreia do Norte é a seguinte:

“The only reason North Korea still exists is the fact the they are able to built atomic artifacts and spend more than half of their GDP on the military (like the US). Don’t forget that 60 years ago 1/3 of their CIVIL population was killed by American bombing. 1 out of 3 people – like you and me – were killed by Americans. Wouldn’t you create any possible device to protect you and your people for the next attack?

Last year USA bombed 7 different countries, with 26 thousand missiles, in search for oil. One million Iraqis were killed in the American invasion; thousands are being killed in Afganistan, Libia and Syria. Why would americans preserve North Korea from complete “free market” destruction?

The missile launched is a warning. If America attacks North Korea millions will die. But the question is: in those 60 years how many countries were attacked by this tiny asian country?

If you were a North Corean, wouldn´t you do the same to protect your country and your family?”

Deixe um comentário

Arquivado em Política

O Discurso da Direita

Vejo duas características sobressaindo no discurso de direita, em especial naqueles mais “exaltados” ou cuja revolta os faz pensar em “intervenções”. Em primeiro lugar a ideia do gestor “apolítico”, o empresário sem filiação partidária (ou cujo nome seja maior que o do partido), o cara tão rico que nao precise roubar (minha fantasia predileta) e o sujeito acima das “divisões” ideológicas para assim insinuar figuras grotescas que adentram a coisa pública, como Dória, Berlusconi, Silvio Santos, Huck ou mesmo Bolsonaro (que é político, mas que em 26 anos nada fez além de esbravejar e disseminar ofensas). A via da administração “sem ideologia” – a exemplo da “escola sem partido” – é uma tentativa de consagrar a visão conservadora como a visão “correta” da sociedade, contra a qual se insurgem as outras, que desestabilizam a “ordem natural das coisas“.

A segunda característica é a fantasia de políticos impolutos e honestos eleitos por uma população que é famosa por dar “jeitinho” e em que a corrupção das pequenas coisas faz parte do seu cotidiano, sendo financiados por uma canalha empresarial escravagista, racista e elitista. Esse tipo de proposta nos leva ao cinismo e diretamente a um voto nas aparências. Quem mentir melhor, ganha. Falar de “franciscanos” no poder também me remete a um período em que a direita brasileira mais se identifica: a idade média. Fanáticos religiosos no poder, como o prefeito do Rio, é o mergulho mais certeiro na idade das trevas.

Essas propostas da direita se enquadram dentro de uma visão de combate à corrupção que é plantada na população toda vez que os partidos de esquerda obtém o poder e insinuam uma mudança nas classes sociais. Portanto, nada mais são do que cortinas de fumaça para afastar a todos da luta verdadeira: a justiça social e o combate à iniquidade.

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Dilema da Venezuela

No conflito venezuelano as oposições reclamam dos ataques aos direitos humanos. Entretanto, as táticas que usam (entre elas queimar chavistas na rua) nada tem de respeitosas. Quando o conflito entra nesse nível é impossível cobrar de um lado que seja nobre e compreensível enquanto seu oponente usa de todas as estratégias antiéticas e assassinas para aniquilá-lo. “Não se negocia com a cabeça na boca do tigre”.

Neste conflito, assim como no da Síria (ambos movidos por petróleo), depois de avaliar as demandas e as circunstâncias, eu passo a régua perguntando quais os interesses do império. Tanto lá quanto aqui do lado, o império está com a oposição e aliado às oligarquias exploradoras entreguistas. Portanto, ainda é melhor se aliar ao lado que luta pela independência e pela autonomia, mesmo sabendo que o que fazem está muito além do aceitável.

Não precisamos ir muito longe. Não esqueçam que os movimentos contra Dilma começaram sincronizados com as descobertas do pré-sal, as conversas com o Irã e a formação dos BRICS, todas atitudes que desafiam o império. Aqui foi necessário apenas treinar jovens em instituições americanas para que fossem os líderes de movimentos aparentemente renovadores, quando na verdade repetem o mesmo “anticomunismo” com uma roupagem jovial. Não foi preciso colocar tropas na rua pois nosso pais tem uma classe política tão corrupta que permitiu que o golpe ocorresse sem derramamento de sangue. Fomos vencidos sem esboçar reação.

A Venezuela, por sua vez, não cairá sem luta. O que vemos lá é o mesmo choque entre aqueles que estão cansados da exploração contra os velhos capatazes do império.

Deixe um comentário

Arquivado em Política, Violência

Constrangimentos futuros

– Papai
– Sim filho…
– Eu estava olhando essas fotos de muitos anos atrás no seu computador…
– Sim….
– Achei essas aqui, muito bonitas. Você estava me segurando no colo com a camisa da CBF. Era jogo da seleção?
Arram, bem, não… era uma outra coisa.
– Vejo um cartaz engraçado escrito atrás: “Somos todos Cu…“, mas não aparece o resto.
– Ahhh, isso é uma bobagem. Eu nem me lembrava mais. Coisas da juventude.
– Tem essa foto aqui que aparece “Adeus querida“, era a despedida de alguém?
– Ora meu filho…. é que, veja bem… naquela época lá em casa todo mundo assistia a Globo e era difícil ter uma informação melhor. A internet recém tinha começado. A gente acreditou em muita coisa que não devia, até em Triplex e pedalinho.
– Triplex? Pedalinho???
– Sim, outra hora te explico.
– Papai…. essas fotos… essas imagens…. essas camiseta e esse pato amarelo aqui atrás. Isso tem a ver com o “Golpe de 2016”?
– Pera lá…. calma aí filho. Não foi “golpe”, foi impeach….
– Mas pai, a minha professora de história disse que…
– Maldita professora!!! Maldita escola!!! Tinha mais é que ter votado o “Escola sem Partido” quando tivemos chance com Temer!!!!
– Papai!!! Você foi à rua pra derrubar Dilma? Pelo Temer?
– Sim!!! E bati panela!!! E votei no Aécio, mas depois que tudo foi descoberto, desvotei; e chamava Bolsonaro de “mito”!!!! Sim, eu achava Gentili engraçado!!! Por que? Vai me criticar, seu pirralho??? Ahhh, eu prefiro um filho morto que um filho de esquerda!!!
– ……..
– Filho, vem cá. Volta aqui, deixa eu explicar. Não é nada disso que você está pensando. E não dê ouvidos pra tua mãe, ela é outra maluca!!!

Deixe um comentário

Arquivado em Histórias Pessoais, Política